3 tendências capazes de tornar os treinamentos da sua empresa mais eficientes

Aumentar o engajamento dos colaboradores é uma grande missão, e os resultados positivos trazem sempre mais produtividade, menos custos e, especialmente, pessoas mais felizes na hora de executar as suas atividades. Um dos motivos para a preocupação com os treinamentos corporativos ser crescente é o fato de que as pessoas estão cada vez mais impacientes, distraídas e sobrecarregadas. E encontrar soluções e inovações que ajudem a prender a atenção é uma tarefa que demanda tempo, investimentos e muita pesquisa. Nesse contexto, as ferramentas de E-learning corporativo ganham cada vez mais espaço, mas agora, com novas expectativas de abordagens e entregas.

As pessoas buscam propósito nos conteúdos que recebem, e isso é uma realidade não só em treinamento e desenvolvimento. Por isso, o interesse na relação entre atenção e absorção não pára de aumentar. Motivar, engajar e suprir as necessidades de um time, com foco nos interesses e objetivos do negócio, é um caminho nada óbvio, que requer, acima de tudo, imersão na realidade dos trabalhos desempenhados, com proximidade e realidade. Só assim é possível transformar conteúdos maçantes em treinamentos capazes de despertar interesse real. Além disso, a economia de tempo, custos operacionais e logísticos, aliada à agilidade de disseminação e padronização das informações, traz ganhos importantes para as empresas.

Aliar as necessidades das áreas de RH, TI, administrativas e operacionais é uma tarefa que só se faz possível mergulhando profundamente em cada uma delas. E esse é certamente um dos maiores desafios das empresas especializadas em desenvolver soluções digitais para treinamentos. Coletar e integrar as demandas de cada setor é a chave para entregar um E-learning corporativo que realmente solucione problemas, tornando-se ponte entre todas as pontas. E para costurar essa diversidade de desafios, um arsenal de soluções está sendo constantemente ampliado, a serviço exclusivo da gestão do conhecimento.

Se você já conhece algumas formas de E-learning corporativo, mas está em busca de soluções mais personalizadas, separamos aqui 3 tendências capazes de tornar os treinamentos da sua empresa mais eficientes. Confira:

1. Cocriação de Conteúdo

Contar com uma equipe dedicada, próxima e experiente como parceira faz toda diferença na hora de construir um E-learning corporativo. Afinal, realizar as perguntas certas e conseguir transitar com fluência entre ambientes distintos são habilidades que requerem alguma bagagem. Arquitetar treinamentos que realmente estimulem o aprendizado pode ser mais fácil se a sua empresa contratar uma Consultoria de Conteúdo imersiva, capaz de extrair, entender, interpretar e entregar valor.

2. Edutainment

A metodologia que alia educação e entretenimento a favor do aprendizado. Você já teve a sensação de começar a fazer alguma coisa e sentir-se tão absorvido por ela que nem sente o tempo passar? As técnicas como o Storytelling, aplicadas à construção do E-learning corporativo, são capazes de gerar mais envolvimento e interação, retendo a atenção das pessoas por mais tempo. Tornar um conteúdo atrativo, aplicando o toque certo de criatividade para cada intenção, é uma arte para os que se dispõem a ir além. Entreter é deixar claro aos colaboradores que o seu tempo e atenção estão sendo considerados com respeito e carinho.

3. Gamification

Evolução, desafios, competição e recompensas são elementos poderosos para o engajamento. E simular a realidade é uma estratégia valiosa quando falamos em treinamentos corporativos. Afinal, analisar, pensar antes de tomar decisões e simular a prática antes de executar uma atividade, reduz de forma expressiva as possibilidades de erros. Os jogos de aprendizagem usam técnicas, estratégias e design para ensinar e entreter, estimulando os colaboradores a atingirem metas e objetivos. Transformam rotinas de estudos corporativos em experiências empolgantes, por meio de feedbacks e interações em tempo real. E é por isso que os ganhos trazidos por jogos e simulações têm despertado cada vez mais o interesse das áreas de treinamento. Afinal, quando participamos ativamente do processo de aprendizagem, somos capazes de absorver muito mais.

Todas essas tendências dão vida à ferramentas que ajudam a desacelerar a curva do esquecimento, uma característica natural do cérebro humano. Ela pode ser amenizada na medida em que aplicamos técnicas e exercícios para despertar a curiosidade, por exemplo. Treinamento é um processo contínuo, por isso o pós-aprendizado e fixação é vital para evitar o esquecimento e desenvolver o raciocínio lógico. O esquecimento e o caos inerentes à rotina dos colaboradores podem sim ser minimizados com ajustes bem planejados. Você vai se surpreender quando perceber o quanto é possível treinar com qualidade, em poucos minutos diários, utilizando um E-learning corporativo construído estrategicamente.

Esses são apenas alguns pontos que nos permitem melhorar a aprendizagem e o engajamento da sua equipe por meio de um E-learning corporativo. Se você gostou desse artigo, pode se interessar por outros de nossos conteúdos. Aproveite para assinar a Newsletter da Target Multimídia e receba materiais relevantes em primeira mão. 🙂

 

Conheça o jeito Target e nossas soluções em educação corporativa