Novas tecnologias vêm provocando mudanças em vários contextos, incluindo a educação corporativa. A quantidade de aplicações criou conceitos e metodologias, como a u-learning, ou aprendizagem ubíqua, uma inovação do ensino a distância.

Essa é uma forma de educação que está ou pode estar em toda parte, ao mesmo tempo. Dispositivos móveis, como smartphones e tablets, permitem essa ubiquidade. Seu foco está no aprendizado e, por este motivo, trata-se de uma pedagogia construtivista.

Conhecer possibilidades como a u-learning auxilia sua empresa nos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas por meio do uso da tecnologia.

Continue a leitura para conhecer as vantagens da u-learning e quais resultados a empresa pode obter com essa modalidade de educação corporativa.

Afinal, o que é u-learning?

A aprendizagem ubíqua pode ser definida como a utilização de tecnologias móveis no processo educacional, considerando as particularidades de quem vai aprender. Essa é uma solução aos desafios encontrados no mobile learning, que são:

  • restrições orçamentárias;
  • falta de segurança da informação;
  • pouca usabilidade;
  • conteúdo fraco;
  • dificuldade em avaliar seu impacto.

O m-learning acompanha a mudança em curso que modifica e reformula os treinamentos corporativos, deixando-os menos reféns do modelo tradicional, que é centrado no instrutor em sala de aula.

No dia a dia, as pessoas já estão acostumadas a ter informações de modo rápido, prático e autônomo, pois utilizam seus dispositivos móveis para isso. Contudo, no ambiente de trabalho, nem sempre são estimuladas para tal.

Em muitas organizações, quando surge a oportunidade de treinar e desenvolver colaboradores, aplica-se o método tradicional de ensino.

A u-learning encoraja pessoas a desenvolver suas competências e conhecimentos, pois parte do princípio que toda e qualquer situação é uma oportunidade de aprendizado — principalmente com os dispositivos que as pessoas já utilizam em suas rotinas.

O conteúdo de u-learning é acessível por dispositivos, on e off-line, oferecendo a oportunidade de aprender sempre que for conveniente, mas principalmente nos momentos em que as pessoas mais necessitarem.

Essa modalidade de educação corporativa, portanto, precisa de muito mais que um bom conteúdo. Sua empresa deve garantir que o colaborador tenha acesso e desperte nele o desejo de buscar por mais conhecimento.

Outro ponto importante da u-learning é contar com o colaborador como agente dessa transformação, ou seja, permitir que ele contribua com sugestões para criar materiais ou aprofundar nos existentes.

Para que sua estratégia de u-learning­ dê certo, a cultura da aprendizagem deve ser estimulada paralelamente. Esse é o ponto de equilíbrio que permite o sucesso da educação corporativa com auxílio da tecnologia.

Quais as vantagens da u-learning?

A u-learning acompanha as mudanças do mercado de trabalho e as novas demandas profissionais, auxiliando nas recentes situações de empregabilidade. Um bom exemplo é o processo de formação das pessoas.

Na atualidade, dominar uma função é básico. O mercado espera do colaborador uma formação contínua e capaz de desenvolver diferentes competências e habilidades pessoais.

Esse processo de formação é bom para o trabalhador e para a empresa, afinal, há maior probabilidade de ser automotivado e se adaptar ao ambiente corporativo, produzindo os resultados esperados.

A seguir, as principais vantagens da u-learning:

Desenvolvimento pessoal e profissional

O colaborador que aprende com auxílio de u-learning consegue aprimorar conhecimentos nos dois campos. Desse modo, torna-se capaz de ver a realidade como ela é e definir prioridades na hora de agir.

Compreensão de modelos mentais

Presunções e generalizações costumam influenciar as práticas de qualquer negócio. Logo, o colaborador é estimulado pela u-learning a refletir sobre suas ações para tomar decisões de maneira honesta e sempre voltada para os objetivos organizacionais.

Visão compartilhada

A compreensão de modelos mentais faz com que os colaboradores deixem de ser submissos às regras e queiram participar ativamente do desenvolvimento de processos que permitem alcançar os resultados desejados.

Ambiente colaborativo

Os indivíduos percebem que, em grupo, conseguem aprender melhor. Em conjunto, podem pensar e eliminar suposições, pois todos têm capacidade de contribuir com conhecimento. O diálogo, nesse aspecto, é fundamental.

Pensamento sistêmico

Trata-se de uma maneira importante de pensar a respeito de melhorias. Significa ver as mudanças necessárias para satisfazer às necessidades da organização. Portanto, os colaboradores entendem que trabalham juntos em direção ao mesmo propósito.

Que resultados sua empresa pode esperar?

Como essa modalidade de ensino exige mudanças na forma do colaborador compreender seu processo de instrução, oferece resultados muito promissores para a organização. Conheça os principais:

Ambiente de trabalho colaborativo

Uma vez que os profissionais entendem a importância de cada indivíduo para o contexto organizacional, o ambiente de trabalho se torna mais colaborativo e focado nos objetivos e propósitos da corporação.

Qualidade de vida no trabalho

Outro resultado perceptível se vê na qualidade de vida no trabalho. Os colaboradores ficam mais produtivos e se sentem realizados. Parte disso vem do reconhecimento de que a organização oferece um ambiente propício para tal.

Talentos têm oportunidades de crescimento

Conhecimento é uma moeda valiosa nas oportunidades de crescimento. E como os profissionais estão mais adaptados às demandas do mercado, podem ser preparados em programas de sucessão e desenvolvimento de lideranças.

Reforço na marca empregadora

A u-learning potencializa a reputação de sua empresa, atraindo novos talentos. Colaboradores satisfeitos tendem a demonstrar isso publicamente, no dia a dia ou em redes sociais — impactando outras pessoas que queiram trabalhar em um lugar assim.

Redução de custos

Quem já faz parte do seu quadro de colaboradores sente mais desejo de continuar. A equação entre retenção de talentos, motivação, conhecimento e produtividade gera uma significativa redução de custos.

Não se esqueça de que a u-learning deve ser desenvolvida paralelamente a uma cultura de aprendizagem. Por isso, invista em treinamentos para desenvolver e capacitar sua equipe.

Nesse ponto, é importante contar com o apoio de um parceiro especializado em educação corporativa. Ele pode ajudar seu negócio a encontrar os melhores caminhos para a implementação de soluções u-learning.

Gostou do artigo e quer receber alertas em seu e-mail avisando que há novos neste blog? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre educação corporativa e seus benefícios.