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Como transformar a educação corporativa da sua empresa em vantagem competitiva

A empresa que entrega mais valor aos seus clientes, diferenciando-se dos concorrentes, leva vantagem em relação a eles. Mas esse resultado depende do investimento em capital humano — peça-chave para o sucesso da organização. Por isso, processos de desenvolvimento e capacitação são a base dessa vantagem competitiva.

Acreditar no potencial dos colaboradores é o mínimo, pois sua empresa contrata aqueles que são capazes de alcançar seus objetivos. Entretanto, ninguém nasce experiente, muito menos pronto para as particularidades do seu negócio. Para preencher essa lacuna, a educação corporativa é a ferramenta ideal.

Veja como transformar os resultados do programa de educação corporativa em vantagem competitiva para a organização.

Recursos humanos são sua principal vantagem competitiva

Investir em educação corporativa não pode ser visto como um gasto desnecessário. Essa ferramenta é essencial para capacitar e desenvolver a principal vantagem competitiva do seu negócio: as pessoas.

Na atualidade, áreas de Recursos Humanos desenvolvem uma gestão estratégica de pessoas, focada na busca por entender o que elas pensam e querem, além do contexto no qual estão inseridas.

Em comparação com o passado, ocorreu uma inversão de valores. Antes, as empresas se preocupavam mais com o resultado e deixavam de lado o ativo responsável por ele, ou seja, seus colaboradores.

A preocupação com resultados positivos permanece até hoje, afinal, organizações dependem dele. Mas o foco passou a ser outro: o capital humano. A partir de investimentos nele, as organizações passaram a colher frutos ainda melhores.

Repense o jeito de fazer educação corporativa

Diante da importância que cada colaborador tem para o seu negócio, o próximo passo envolve uma mudança de pensamento: educação corporativa não significa, apenas, um instrutor dentro de uma sala de aula.

Estamos em plena era digital e a tecnologia nos trouxe infinitas possibilidades para capacitar e desenvolver pessoas.

Os resultados desejados a partir de um programa de educação corporativa dependem, basicamente, dos recursos que serão utilizados nos processos educacionais. São eles que impactarão positiva ou negativamente na performance das equipes.

Em outras palavras, precisamos abrir nossas mentes para as novidades e recursos eficientes.

Para transformar os resultados da educação corporativa em vantagem competitiva, faz-se necessário envolver os colaboradores na jornada do aprendizado.

Os meios tradicionais continuam funcionando, mas podem não ser os mais eficazes quando sua empresa tem a possibilidade de investir em soluções criativas, personalizadas e que colocam o profissional no centro da aprendizagem.

Use a tecnologia a favor dos seus resultados

E_LEARNING from Target Multimídia on Vimeo.

Pense na logística necessária para a realização do programa de educação corporativa de uma multinacional. Unidades espalhadas pelo país, então, transformam o processo em um desafio e tanto.

Deslocar instrutores, preparar salas de aula e interromper a jornada de trabalho são alguns dos processos que tomam tempo e geram despesas. Esses trabalhadores ainda têm que lidar com pressões, lideranças impacientes e distrações.

Reter a atenção dos colaboradores exige muito preparo, ou a ferramenta certa para isso. Uma plataforma de e-learning, por exemplo, pode fornecer conteúdo sob medida e capaz de envolver.

Além disso, ela está em todos os lugares e entrega informação de qualidade, dentro do padrão estabelecido — podendo ser consultada sempre que for necessário.

Recursos como imagens, vídeos, áudios, animações e infográficos são utilizados de modo inteligente para garantir o aprendizado. Desse modo, seus treinamentos podem ser multimídia — começando no computador e terminando no tablet, por exemplo.

Não despreze o poder da mobilidade

Quando querem se informar, as pessoas utilizam seus smartphones. Logo, a informação está na palma da mão.

Esses dispositivos têm um potencial enorme a ser explorado na educação corporativa, pois oferecem a possibilidade de entregar conteúdo de qualidade e acompanhar resultados em tempo real.

Um método de ensino flexível que encaixa perfeitamente em dispositivos móveis é o microlearning. Focado em conteúdos e lições que demandam menos tempo para o aprendizado, resolvem questões específicas para os resultados da organização.

A equipe de vendas, por exemplo, pode aproveitar o smartphone ou tablet para fazer um pequeno curso de negociação com o cliente ou conhecer formas de vencer as objeções durante esse processo.

O conteúdo pode ser entregue por meio de pílulas de conhecimento ou diferentes mídias, como o podcast — formato de áudio que pode ser ouvido a qualquer hora ou lugar, facilitando ainda mais a aprendizagem.

Saiba que é possível aprender jogando

A gamificação é outra forma que ajuda a transformar os resultados da educação corporativa em vantagem competitiva. Jogos são excelentes ferramentas de aprendizagem em diversos aspectos, principalmente na tomada de decisões.

Colaboradores millennials, nascidos entre o fim de 1970 e a metade da década de 1990, cresceram cercados por processos gamificados — nos quais os resultados eram instantâneos para cada competência ou habilidade adquirida.

No contexto da tomada de decisão, esse processo exige uma reflexão sobre o seu impacto em todas as atividades. Converter isso em ação requer, portanto, uma alta capacidade analítica e raciocínio lógico.

Na educação corporativa, jogos e simulações colocam seus colaboradores para praticarem desafios do dia a dia. Imersos em um ambiente virtual, que simula o real, podem treinar suas decisões e aprender com os erros e acertos — sem riscos.

Fortaleça sua marca empregadora

Os alicerces da marca empregadora são a cultura organizacional e a proposta de valor aos colaboradores. Logo, o investimento na capacitação e desenvolvimento desses indivíduos se mostra indispensável para transformá-los em vantagem competitiva.

Quando recebem treinamentos e participam de programas assim, os profissionais entendem que a empresa está preocupada com o crescimento de todos. A partir disso, sentem-se mais parte do negócio.

Fortalecer sua marca empregadora possibilita criar um exército de talentos, capaz de atrair outros mais que se identificam com os seus propósitos organizacionais.

A retenção de colaboradores será cada vez maior, da mesma forma que a produtividade e a capacidade de inovação — em oposição aos índices de rotatividade e absenteísmo.

Para transformar a educação corporativa em vantagem competitiva, sua empresa deve focar nos próprios objetivos e permitir que todos sejam capacitados e desenvolvidos por meio dos melhores recursos de aprendizagem.

O primeiro passo você já deu. Que tal dar o próximo?

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2020-02-13T13:26:38-03:00outubro 29th, 2019|Educação Corporativa|0 Comentários

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