Aprender com o presente para criar um futuro mais pulsante. Esse é o melhor ganho de conhecer os indicadores de T&D da sua empresa. Afinal, analisar dados frescos aumenta suas chances de escolher recursos e metodologias mais afinados com a realidade atual do seu time.

Quando falamos em Treinamento & Desenvolvimento, o lucro vai muito além de números como o ROI, por exemplo. Hoje, faz mais sentido avaliar níveis como a Adesão e o Engajamento das pessoas, e medir taxas como o Aprendizado e Aproveitamento de cada um.

Nesse artigo, falaremos sobre alguns desses indicadores, que vale acompanhar de perto nos próximos meses. Fique de olho nas oportunidades de humanizar a aprendizagem dentro do ambiente corporativo.

Indicadores e metodologias de T&D

É preciso entender de gente. Saber das dificuldades e possibilidades individuais é uma condição para criar Programas de Treinamento adequados às melhorias das quais a corporação precisa.

Identifique quais são as habilidades mais importantes para a empresa nesse momento, aplique testes para avaliar as pessoas e compute os resultados.

Novas metodologias, como o RH Ágil e o People Analytics, estão aí para provar que agrupar e organizar dados pessoais é o melhor cenário para interpretar resultados coletivos. A análise do potencial de cada um ajuda a decidir onde e como investir mais esforços de desenvolvimento.

Só assim conseguimos criar soluções educacionais afinadas com o que a empresa almeja e com o que as pessoas são capazes de entregar.

Com isso, cresce a consciência de cada colaborador sobre o que falta em si mesmo para favorecer o trabalho em equipe e a cultura de aprendizagem.

Top 5 indicadores de T&D queridinhos do momento

Mais que números, os indicadores de T&D são um reflexo das ações que você já consegue usar como parâmetros de medição. Para ter dados fortes, crie boas oportunidades para mapear a evolução das pessoas ao longo das atividades que já estão em curso.

1. Aproveitamento Individual

Serve para medir a transformação comportamental e operacional após um programa, mostrando o quanto cada colaborador conseguiu absorver do conteúdo.

O Aproveitamento Individual pode ser acompanhado a partir da comparação entre os desempenhos individuais pré e pós capacitação. 

2. Taxa de Adesão

Indica ao número de pessoas que aderiram a um treinamento específico. É medido pela diferença entre o número previsto de participantes e o total de colaboradores que, de fato, atenderam ao programa ou ação.

A baixa Adesão pode acontecer por diferentes motivos: 

  • Divulgação ineficiente; 
  • Horário incompatível com a realidade dos colaboradores; 
  • Ferramenta de treinamento pouco acessível; 
  • Falta de clareza nas informações para o público-alvo. 

Ao perceber um indicador negativo é importante que haja uma investigação sobre o que aconteceu. Afinal, um dado não interpretado não serve para muita coisa. 

3. Taxa de Abandono

A Taxa de Abandono indica a quantidade de pessoas que iniciaram um programa, mas não chegaram a concluir.

O alto Abandono pode estar associado a problemas como: 

  • Conteúdo está maçante; 
  • Informações pouco objetivas; 
  • Falta de base para acompanhar o conteúdo; 
  • Os colaboradores não entendem qual é o objetivo da capacitação. 

Após identificar o problema, podemos adaptar o treinamento e direcionar os esforços para que os colaboradores valorizem a educação continuada.

4. Taxa de Aplicação e Aprendizado

Mostra se o que foi aprendido está sendo colocado em prática, por meio da medição da produtividade.

A baixa Aplicação pode acontecer devido a algumas questões: 

  • Conteúdo não reflete a realidade; 
  • Informações diferentes da prática;
  • Falta de ferramentas para executar o aprendizado; 
  • Insegurança dos colaboradores para abandonar velhos padrões.  

Se as Taxas de Adesão e Abandono estão boas, mas a Aplicação não ocorre, é preciso olhar com mais atenção para recursos e metodologias de ensino.

5. Reação dos Participantes

Nada mais eficiente do que ouvir quem importa. A Taxa de Reação é um dos indicadores de T&D extra avaliado por meio dos feedbacks diretos dos colaboradores sobre cada ação. 

Questionários e pesquisas de satisfação ajudam a medir a percepção das pessoas sobre um determinado treinamento.  

Algumas vezes, só conseguimos entender os motivos de resultados negativo por meio das informações não tangíveis que cada participante pode trazer.

Como melhorar Indicadores de T&D negativos

Não ignore os resultados negativos, eles podem sinalizar que algo está errado nos processos de ensino da sua empresa. Aproveite essa oportunidade e confira nossas dicas para montar o seu planejamento de T&D para 2022.

Conte com a nossa experiência para criar novas estratégias e soluções personalizadas para o seu time. Vamos conversar!