>>>Treinamento e desenvolvimento x educação corporativa: existem diferenças?

Treinamento e desenvolvimento x educação corporativa: existem diferenças?

Sua busca por maneiras de melhorar o desempenho dos colaboradores pode trazer diversos conceitos, como educação corporativa, treinamento e desenvolvimento. Mas você sabe como eles se diferenciam?

Esse vocabulário empresarial exige atenção, pois apesar de serem parecidos, os termos têm características próprias. No processo de capacitação e educação de equipes, cada ação ou iniciativa é aplicada de modo diferente.

Para que você entenda como eles se distinguem e qual se aplica às necessidades de sua empresa, preparamos este artigo com as principais informações e orientações. Leia e elimine, de uma vez por todas, as suas dúvidas.

O que é treinamento e desenvolvimento de colaboradores?

Começamos por uma confusão comum entre esses dois termos. Sim, treinamento e desenvolvimento são completamente diferentes.

A primeira diferença é vista na duração. O treinamento costuma ser pontual, pois seu objetivo é capacitar imediatamente o colaborador para determinada necessidade da organização. Por isso, é elaborado e aplicado em um curto prazo de tempo.

Já o desenvolvimento se diferencia por ser um processo mais duradouro, no qual o colaborador evolui durante esse período. Ele é conduzido por um processo que, aos poucos, agrega conhecimento, preparo e experiência.

Sendo assim, uma rotina de desenvolvimento pessoal não dura poucas horas; muito menos um treinamento leva meses. Agora, você sabe diferenciá-los.

Por que são importantes para o sucesso da organização?

Treinamentos surgem a partir de causas — e por isso têm uma relação direta com o efeito imediato. Quando determinadas tarefas não alcançam o nível de produtividade que deveriam, levanta-se um diagnóstico que identifica a melhor forma de superar a situação.

São levantados os pontos críticos da realização das tarefas. A partir deles, é criada uma reação às necessidades identificadas e isso se converte em um treinamento. Em alguns casos, pode ser indispensável um workshop.

Workshops são reuniões de pessoas com um objetivo em comum: aprofundar os conhecimentos sobre determinado assunto, aperfeiçoando técnicas por meio de explicações e atividades práticas.

Retomando o raciocínio, se o treinamento e o workshop são meios que podem resolver situações pontuais, eles conseguem atender rapidamente esse tipo de demanda para a sua organização.

No entanto, é provável que você identifique necessidades que precisam de mais tempo — como o desenvolvimento de lideranças ou de competências e habilidades que serão requeridas no futuro.

Para esse processo, o desenvolvimento profissional é crucial. Seu caráter é proativo, pois se trata de pensar fora da caixa e se preocupar com o futuro da organização. Por meio dele, é possível antecipar problemas, crises, oportunidades de negócio e outros.

Como fazê-los de uma forma efetiva?

Ambos podem fazer parte de um contexto mais amplo: a educação corporativa. Trata-se de uma forma de gerir conhecimento e articular uma estratégia de longo prazo para a organização.

Educação corporativa é uma metodologia completa. Seu objetivo é capacitar e desenvolver os colaboradores de todos os níveis dentro da empresa, em diversos aspectos.

Ela permite alinhá-los com a cultura da empresa, desenvolver habilidades pessoais e profissionais, capacitar para novas responsabilidades e, principalmente, fortalecer o diferencial competitivo da companhia e ampliar seus resultados.

Unir treinamento e desenvolvimento em uma metodologia completa, como a educação corporativa, viabiliza ainda a atração, o engajamento e a retenção de talentos. Tudo isso com foco nas necessidades individuais, coletivas e da organização.

Os colaboradores se sentem mais seguros quando estão bem preparados. O desenvolvimento de habilidades profissionais impulsiona melhores resultados, além de melhorar atitudes e integrar os colaboradores à cultura empresarial.

Para implementar um programa de educação corporativa, a empresa precisa identificar quais objetivos quer alcançar. Problemas ou oportunidades a curto, médio e longo prazo, em todas as esferas da organização, devem ser levantadas.

Cria-se, a partir disso, uma rede de gestão do conhecimento que é composta pelos meios que viabilizam a realização de treinamento e desenvolvimento dos profissionais: ensino presencial, a distância ou misto.

Cada um possui suas vantagens, mas o que deve ser considerado por você e sua equipe, como essencial, é a experiência de aprendizagem personalizada.

O material deve ser surpreendente, capaz de despertar ideias aplicáveis à rotina da companhia e proporcionar resultados mensuráveis. Por isso, é importante escolher ferramentas que fazem o colaborador perceber o real valor do treinamento e desenvolvimento oferecido pela educação corporativa.

Treinamentos monótonos e infantilizados podem ser substituídos por conteúdos repletos de recursos criativos, que colocam o trabalhador no centro do processo. Há ainda os treinamentos multimídia, que utilizam recursos digitais para criar uma experiência de aprendizagem completa.

Vídeos e animações ajudam a compreender diversos assuntos de forma leve e intuitiva, abrindo espaço para o complemento em outros materiais. Já os jogos e simulações permitem vivenciar situações do dia a dia, mas longe dos riscos reais e com a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real.

Seus colaboradores ainda podem receber conteúdos na palma da mão como pílulas de conhecimento, games, podcasts e outros recursos facilmente acessados por meio de smartphones e tablets.

Quais as vantagens da educação corporativa?

Observe que a educação corporativa junta o que há de melhor em treinamento e desenvolvimento para os colaboradores. Essa metodologia permite cumprir os objetivos e metas traçadas pela empresa, preparando-os para uma alta produtividade.

Conheça suas principais vantagens:

Desenvolve habilidades pessoais e profissionais

O programa de educação corporativa pode ser voltado para os dois tipos de habilidade — de modo conjunto ou separado.

Identifica potenciais líderes em sua equipe

Acompanhar os resultados em tempo real permite ver quem tem o perfil de liderança que a organização necessita, possibilitando o crescimento dentro da empresa.

Melhora o clima organizacional

A educação corporativa deixa os profissionais bem preparados, seguros de si, melhorando consideravelmente o clima organizacional, que passa a ser mais colaborativo.

Engaja os colaboradores, deixando-os motivados

O conhecimento adquirido no treinamento e desenvolvimento oferecido pela educação corporativa faz com que os trabalhadores sejam mais produtivos e alcancem resultados ainda melhores.

Fortalece a vantagem competitiva do negócio

Os capitais humano e intelectual de cada organização são únicos. Valorizá-los é uma forma de fortalecer a vantagem competitiva do negócio — essencial para esse momento altamente dinâmico que o mercado vive.

Em vez de focar somente em treinamento e desenvolvimento, experimente expandi-los para um completo programa de educação corporativa. A partir disso, a experiência dos seus colaboradores será única e a melhoria nos resultados será mensurável.

Nós temos um material especial sobre esse assunto. Baixe o e-book Employee Experience e veja como transformar o ciclo de vida dos colaboradores em sua organização.

2019-11-22T11:18:03-03:00novembro 13th, 2019|Educação Corporativa|0 Comentários

Deixar Um Comentário