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Treinamentos com baixo resultado: como obter reengajamento?

Há empresas que criam e promovem seus programas de educação corporativa, mas nem sempre obtêm o retorno esperado. Esse baixo resultado em treinamentos emite um sinal de alerta que não pode ser ignorado: conseguir o reengajamento dos colaboradores.

Por trás dessa situação, existem dois motivos: o pouco investimento e a maneira como essas organizações gerenciam seus treinamentos. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

Quando os colaboradores não estão conectados com a empresa e deixam de absorver o conteúdo dos treinamentos, acabam rendendo menos que o esperado e aumentando índices como absenteísmo e turnover, além dos custos da corporação.

Sua empresa está passando por esse momento? Então, saiba como obter o reengajamento dos profissionais em treinamentos com baixo resultado.

Faça uma análise realista

Converse com os participantes dos treinamentos para entender quais são suas dificuldades nesse processo de aprendizagem. É o material? Talvez a linguagem utilizada? Alguma ferramenta não funciona?

Se preferir, abra um canal para que os potenciais treinandos avaliem o treinamento de forma anônima. Não tenha medo de fazer uma análise realista.

Adote novas tecnologias de forma criativa

Treinamentos infantilizados, monótonos e desconectados com a realidade das pessoas não serão eficazes. Utilize a tecnologia com criatividade para reengajar os colaboradores e alcançar os resultados desejados.

Esses indivíduos não devem aprender somente pelos métodos tradicionais, em que uma turma é formada e um instrutor comanda o processo. Com criatividade e recursos tecnológicos adequados, o conteúdo estará muito mais agradável para o aprendizado.

A tecnologia faz parte da rotina das pessoas, portanto, torna-se mais fácil transmitir conhecimento por meio dela.

Aposte em diferentes formatos

Complementando o tópico anterior, a tecnologia oferece ainda diferentes formatos para obter o reengajamento de suas equipes:

  • e-learning;
  • vídeos;
  • podcasts;
  • e-books;
  • simulações;
  • infográficos.

Cada formato pode atender diferentes necessidades. Vídeos, por exemplo, conseguem demonstrar passo a passo a execução de tarefas e, ao mesmo tempo, transmitir valores por meio de storytelling, com uma história bem contada.

Valorize o conteúdo dos treinamentos

Sem o devido planejamento, o conteúdo de um treinamento não consegue despertar o interesse de ninguém. Para obter reengajamento, é necessário dar um passo para trás e entender de que maneira o conteúdo é apresentado para as pessoas. Ou, ainda, como ele pode ser melhorado para futuros programas de treinamento. Às vezes, uma linguagem mais adequada ao público já é o suficiente.

Verifique se os conteúdos de seus treinamentos são relevantes e estão atualizados, pois conhecimento defasado não é útil para os colaboradores e à empresa.

Não se esqueça do design

O visual do treinamento facilita a compreensão dos colaboradores por meio da combinação de elementos, cores e informações.

Um bom design deixa o conteúdo fluido, possibilitando que o colaborador seja autossuficiente, aprendendo sozinho com mais facilidade. Isso gera autoconfiança.

A estruturação do treinamento em capítulos e módulos que façam sentido para o colaborador, prioriza a absorção do conhecimento e a conversão disso nos resultados desejados.

Invista em gamificação para reengajamento

Muito mais que uma moda passageira, um dos formatos de treinamento que mais geram reengajamento é a gamificação. Trata-se de uma mistura entre educação corporativa, design e jogos para instruir, influenciar e incentivar resultados práticos.

A essência da gamificação está na competição, recompensa e diversão. O colaborador entra no estado de fluxo, ou seja, aprende sem sentir que está realizando um esforço — o que potencializa a capacidade de aprendizagem.

O mercado vê a chegada de gerações mais novas aos postos de trabalho, exatamente as mesmas que já nasceram em um mundo conectado. Logo, a gamificação faz parte do dia a dia delas e pode ser utilizada na melhoria dos seus treinamentos.

Direcione o foco para questões práticas

Sentir ou experimentar o que estão aprendendo pode ajudar no reengajamento.

Quando são direcionados para questões práticas, utilizando exemplos, os treinamentos proporcionam a oportunidade de aplicar o conhecimento nas tarefas do dia a dia — de modo mais rápido e orgânico.

Utilize os treinamentos para fazer com que os colaboradores experimentem novas competências e habilidades em ambientes controlados, como uma plataforma de e-learning ou atividade de gamificação.

Permita que cada indivíduo aprenda no próprio ritmo

Ao readequar um treinamento para conseguir reengajamento, experimente permitir que cada profissional defina o próprio ritmo de aprendizado.

Quando isso é possível, os colaboradores revisam as informações como precisam, sem se sentirem forçados a passar por tópicos complicados apenas para acompanhar os demais. Ofereça tempo para que cada um processe o que aprendeu.

Esse tempo é fundamental para que cada profissional reflita sobre o conhecimento, inclusive durante a parte prática. Encoraje-os a pensar no que estão fazendo para que o aprendizado seja mais rápido e consistente.

Promova a cultura da inovação

A cultura da inovação estimula a criatividade, ou seja, exige mais participação dos colaboradores.

Nesse processo de reengajamento de profissionais em treinamentos de baixo resultado, sua organização pode aplicar as mudanças propostas nos tópicos anteriores e ainda acrescentar elementos da cultura de inovação.

Em gamificação ou no aprendizado baseado em resolução de problemas, por exemplo, os colaboradores são colocados em situações que exigem a adoção de novas posturas, atitudes e pensamentos — mostrando que há espaço para um ambiente mais participativo e aberto às novidades.

Faça um plano de desenvolvimento contínuo

Invista em desenvolvimento contínuo para, ao mesmo tempo, não necessitar de ações de reengajamento e garantir o crescimento da empresa a longo prazo.

Áreas diferentes requerem programas de desenvolvimento distintos, pois nem sempre possuem as mesmas necessidades. Do ponto de vista do colaborador, esse tipo de programa demonstra a preocupação da companhia com o crescimento de todos.

Considere uma nova parceria

Se os seus treinamentos não alcançam o resultado esperado, você pode colocar em prática todas as ações descritas acima com a ajuda de um novo parceiro, como a Target Multimídia.

Somente quem entende de educação corporativa, e está em sintonia com as inovações, consegue oferecer soluções completas para o reengajamento de colaboradores. Por esse motivo, considere trocar de fornecedor parceiro para desenvolver e melhorar esses treinamentos.

Junte-se a nós e venha conhecer as soluções da Target. Nós desenvolvemos pessoas criando experiências completas de aprendizagem.

2020-02-13T13:25:10-03:00setembro 12th, 2019|Treinamento|0 Comentários

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