Avançamos bastante nas duas últimas décadas em termos de desenvolvimento organizacional e treinamentos corporativos. Mas a evolução das formas de conduzir os processos de aprendizagem dentro das empresas, e dos formatos possíveis para favorecer à absorção de conteúdos, acompanha a inovação tecnológica. O conhecimento existente dentro das empresas vem sendo remodelado com os novos recursos e aplicações dos treinamentos digitais.

O Blended Learning, ou aprendizagem mista, é uma metodologia que vem ao encontro desse movimento, integrando o modelo presencial à instrução digital. Se utiliza dos recursos tecnológicos e metodologias didáticas presenciais para facilitar a aprendizagem. Uma proposta que busca aproveitar os pontos positivos de cada modalidade, reforçando e complementando informações nos dois ambientes. Dessa forma, vem suprir gaps que, individualmente, nenhum dos dois modelos conseguiria.

Vantagens de unir treinamento presencial com treinamento online:

No modelo presencial, por exemplo, temos a possibilidade do diálogo aberto, que dá espaço ao colaborador para debater, trocar ideias e experiências. É possível, inclusive, vivenciar práticas para verificar ou demonstrar determinada situação. O que o Blended Learning propõe é uma aprendizagem combinada, que divide e alterna os estudos entre presenciais e digitais, com maiores chances de retenção a longo prazo.

Os treinamentos digitais têm sido aliados importantíssimos nesse contexto. Em parte pela capilaridade, que possibilita um maior alcance de pessoas com entregas de conhecimentos de forma padronizada. Também a possibilidade de repensar conteúdos de forma mais instigante. Recursos interativos, que favorecem à fixação com questionamentos e feedbacks individualizados, capazes de levar o colaborador a simular tomadas de decisão em um ambiente que não oferece riscos. Assim, ele pode errar sem maiores prejuízos.

Vale lembrar que a ideia antiga de que treinamentos digitais se resumem a conteúdos monótonos e infantilizados, já faz parte do passado. No início, E-learnings eram apenas conversões de conteúdos físicos em digitais. Hoje, com a evolução tecnológica, aliada à novas metodologias de aprendizagem, os resultados têm surpreendido as áreas de treinamento.

Blended Learning - Target Multimídia

E o que considerar para o melhor desenvolvimento dos treinamentos digitais associados aos presenciais?

Primeiro, pense que os treinamentos digitais são atividades individuais, mesmo quando os colaboradores compartilham uma mesma sala. Ter um especialista que ajude a repensar os conteúdos de forma estruturada e modular, é tão importante quanto aplicar os recursos certos para cada necessidade. Textos, vídeos, áudios, infográficos animados com locução, modelagens 3d, fotos, jogos ou simulações: cada informação pode ser mais adequada para determinado tipo de recurso, e em momentos chave do treinamento.

Da mesma forma, as inserções de táticas de motivação e feedback, devem ser estrategicamente associadas aos pontos considerados mais críticos no contexto da sua empresa. Costurar as estratégias do negócio aos objetivos de aprendizagem, com o uso de recursos tecnológicos, pede uma boa dose de disponibilidade de todos os envolvidos no projeto. Geralmente, é necessária uma reconstrução quase integral dos conteúdos, ou mesmo criações partindo do zero, quando tratamos de treinamentos no ambiente digital.

Dessa forma, um plano de ensino híbrido, baseado em Blended Learning, deve considerar também quais são as informações mais relevantes para serem tratadas, ou reforçadas, em cada tipo de ambiente. Um bom parceiro desenvolvedor de treinamentos pode auxiliar no estudo e definição desses conteúdos. Ou seja, o que aplicar presencialmente, e o que vai para o digital. Assim, cada módulo de um treinamento digital pode ser intercalado com atividades presenciais – contribuindo significativamente para a retenção das informações.

Implantar o Blended Learning é uma tarefa que pode levar a grandes passos nos processos de aprendizagem na sua empresa. Se você já tem um material de treinamento pronto, mesmo que um Power Point ou PDF, talvez ele seja o ponto partida para uma versão digital associada a momentos presenciais.

E se você quer mais dicas para implantar o Blended Learning, entre em contato com a gente. Quer acompanhar as novidades e tendências da área de treinamentos digitais? Aproveite para também assinar a Newsletter da Target Multimídia. Até a próxima!