Histórias são leituras envolventes, capazes de nos convencer e prender a nossa atenção. Elas podem ser úteis não apenas para nos entreter, mas também como fontes de conhecimento e sabedoria.

Apresentar novas ideias, estimular o pensamento crítico e nos fazer reavaliar nossos conceitos!

A magia do Storytelling nos conduz à uma imersão preciosa durante a aprendizagem. Nesse texto, veremos como a arte de contar histórias pode ser usada em Treinamentos.

No contexto corporativo, podemos usar a narrativa como forma de organizar as informações para oferecer um aprendizado estruturado.

O Storytelling cumpre bem a finalidade de conduzir os colaboradores ao longo dos treinamentos, conectando os principais dados que precisam ser passados.

Ele ajuda a simplificar assuntos complexos, de forma mais afetiva e próxima. Para isso, usamos narrativas convincentes e design instrucional criativo.

Usando as narrativas certas e organizando as informações, transformamos qualquer conteúdo em algo intuitivo e orgânico.

Afinal, uma história bem contada mantém as pessoas concentrados e curiosas, o que ajuda a internalizar raciocínios lógicos sobre o que está sendo proposto.

Para usar o Storytelling em Treinamentos Corporativos, devemos definir um contexto que seja relacionado com a rotina dos colaboradores. Mostrar situações que gerem associação e identificação com atividades reais.

Assim, temos mais chances de estimular o envolvimento emocional das pessoas com os processos de treinamento.

O Storytelling também pode ser usado ​​para converter um conceito abstrato em algo fácil de assimilar. Isso acontece, por exemplo, quando utilizamos animações em 3D para mostrar o que acontece no interior de um equipamento.

Uma outra possibilidade é usar o Storytelling para direcionar uma atitude desejada. Apresentar narrativas com perguntas ao final. E assim, ajudar os colaboradores a anteciparem as conseqüências de suas escolhas.

Vamos apresentar a seguir alguns bons exemplos da utilização de histórias em Treinamentos Corporativos que já desenvolvemos.

1. Indução

Esse treinamento foi desenvolvido com base em uma história envolvente, com situações em que, de forma bem humorada, os personagens se colocam em verdadeiras “enrascadas” por não utilizarem o Portal do SYG (Sistema Yamana de Gestão).

As narrativas induzem à utilização correta desse portal.

Foram produzidas quatro esquetes que apresentam conceitos importantes, como: confiabilidade, agilidade, visibilidade e integração.

Aproveite para ver mais sobre esse case.

Storytelling

2. Habilidades de Segurança

Trabalhando com atores e colaboradores da Usiminas, realizamos 18 produções em vídeo abordando as principais atividades de risco realizadas por terceiros dentro da Usina de Cubatão.

Um ator, se passando por colaborador, comete deslizes relacionados à segurança em determinada atividade.

Após ocorrer um acidente, o responsável pela área entra em cena para analisar os erros e acertos e mostrar a forma correta de agir.

Aproveite para ver mais sobre esse case.

Storytelling - Habilidades de Segurança

3. Simulações de Conduta

O treinamento Cultura de Integridade MRV utilizou simulações em vídeo com atores envolvidos em tramas que apresentam comportamentos irregulares.

As simulações de corrupção no relacionamento com fornecedores e outros parceiros propõem tomadas de decisões ao final de cada situação.

Além das reflexões, os recursos de vídeo interativo permitem simular situações capazes de mudar o curso das histórias.

Veja esse case na íntegra.

Storytelling - Simulações de Conduta

Como você pode ver, a estratégia de contar histórias é uma ótima ferramenta para aprendizagem. E o Storytelling pode ser usado para diversas necessidades corporativas.

Narrativas interessantes e produções realistas ajudam a tornar qualquer Treinamento mais envolvente.

Se a sua empresa já trabalha com Storytelling para Educação Corporativa, que tal compartilhar as suas experiências com a gente? Deixe um comentário aqui!

Ou se você deseja contar com esse recurso nos seus treinamentos, entre em contato!

Fale com Target