A educação corporativa tem o papel fundamental de contribuir para que os colaboradores ampliem as suas capacidades profissionais. Para que o desenvolvimento de lideranças ou o aprimoramento dos processos operacionais tenham sucesso, é importante considerar que precisamos conhecer a fundo as necessidades e perfis dos diferentes públicos que poderão ter contato com aquele material.

Antes de pensar em ferramentas, fazer um estudo cuidadoso das informações que pretendemos transmitir – e do exercício de aproximá-las da realidade de aplicação nas rotinas de trabalho. Entender quem são essas pessoas é fundamental.

Suas dificuldades, as oportunidades que procuram, e se os meios de comunicação com os quais já estão habituadas estão de acordo com a infraestrutura que teremos disponível. Também características culturais, como seus hábitos, dentro e fora da empresa.

Os diversos tipos de treinamentos nas empresas podem ter como base metodologias diferentes. O grande desafio é encontrar o modelo que melhor se adeque tanto às necessidades específicas que citamos, quanto aos recursos destinados à educação corporativa na sua empresa.

Aqui, vale um alerta: se internamente treinar pessoas significa “otimizar recursos” com fórmulas prontas, estamos partindo de um ponto distante do que acreditamos. Desenvolver treinamentos que realmente geram bons resultados depende de disposição para criar soluções personalizadas – e criativas!

Sabemos que em tempos de bombardeios de informações, engajar profissionais em treinamentos corporativos não é uma tarefa simples. O pressuposto de estar à frente de mais um conteúdo maçante, em função de experiências em treinamentos fracos e desinteressantes, é uma realidade que precisamos encarar.

É por isso que empresas de todos os portes estão em busca de novas ferramentas de aprendizagem, capazes de instigar a participação e valorizar o tempo de seus profissionais.

Assim, os diversos tipos de treinamentos nas empresas e as soluções digitais evoluem no ritmo da busca por mais motivação e engajamento. A notícia boa é que a inovação tecnológica, aliada à criatividade, também está a serviço da educação corporativa.

Pensando nisso, elencamos alguns tipos de treinamentos e metodologias que figuram na lista de soluções inovadoras para o desenvolvimento de pessoas.

Blended Learning

Aliar experiências práticas em campo a recursos digitais é uma metodologia utilizada há algum tempo. Mas os novos formatos de Treinamento Multimídia permitem que o material seja “o guia”, apresentando todo o conteúdo de maneira não linear e de acordo com necessidades específicas.

Aos instrutores, cabem pausas reflexivas para debates em grupo, que enriquecem muito o momento de trocas de experiências. As possibilidades do Treinamento Multimídia minimizam a necessidade de instrutores especialistas para ministrar o treinamento – e contribuem para a padronização das informações e forma de transmiti-las.

Permitem também maior flexibilidade de turmas e horários, reduzindo custos logísticos e favorecendo a organização de escalas de turnos e revezamento de equipes.

Conheça o case da VLI Logística para o Treinamento Multimídia de Encarregados de Obras

E-learning

Desenvolver um E-learning interessante, funcional e, principalmente, que não seja passivo, requer uma boa organização das informações, mas também uma interface que favoreça a interatividade e uma experiência agradável de navegação.

Para que o treinando seja capaz de caminhar com interesse pelo material, precisamos entregar-lhe um conteúdo no qual ele se enxergue. E isso só é possível com muita personalização e os mais instigantes recursos digitais.

Gamificação

Está sendo cada vez mais utilizada porque permite um trabalho contínuo e complementar a outros treinamentos, desde a integração até o exercício das atividades plenas do colaborador. Propõe atividades interativas e jogos em níveis de evolução, com desafios e recompensas que alimentam a satisfação pessoal.

Por trazer a possibilidade de envolver a empresa inteira em uma grande competição de conhecimento, os níveis de engajamento nas disputas são muito altos. O ambiente lúdico favorece a apresentação dos objetivos da empresa de forma leve e natural e torna palpáveis as formas como cada indivíduo pode contribuir.

Gamification

São muitas as possibilidades nos mais diversos formatos e os recursos tecnológicos contribuem em todos eles. Além de conhecer como cada um dos tipos de treinamento nas empresas pode se aplicar ao seu universo, precisamos compreender que eles atuam de forma complementar e não podem ser tratados como soluções pontuais. É importante considerar a frequência e o aprendizado contínuo como um fator de peso no desenvolvimento das pessoas.

Se você tem dúvidas sobre quais tipos de ferramentas e metodologias melhor se aplicam às suas necessidades, características do seu público ou infraestrutura, entre em contato a gente, ou deixe um comentário. Teremos o maior prazer em te ajudar a encontrar o caminho. Até mais!